quarta-feira, 27 de junho de 2012

Arroio do Sal (RS)




Na região de Arroio do Sal por volta de 1938, a formação geográfica baseava- se em matas fechadas, dunas e pesca. Como não havia urbanização, somente, pescadores visitavam o lugar, para tirarem seu sustento.

Em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial a população sofria com a falta de sal e usavam a água do mar a alta fervura extraindo-o para salgar e preservar suas pescas. Faziam isso à beira de um arroio (pequeno rio) que atravessava as dunas de areias com água corrente e lindas árvores, que serviam de abrigo para acampamentos.

Por volta de 1944, surgiu a primeira choupana feita de madeira e telhado santa fé, encontrada na beira de um arroio e propriedade do Sr. João Costa. Nesta época o local começou a ser habitado por pessoas que procuravam moradia e pesca. Assim originou o nome da localidade: Arroio do Sal. Trazendo o desenvolvimento da cidade como praia destes mares do Sul.

O arroio antes do encontrar com o mar, formava uma bacia de água quente e insalubre, que proporcionava aos moradores, um lugar para lavar as roupas e divertimento para as crianças. Tranqüilidade e singeleza predominavam nesta região.

No Arroio do Sal uma das residências mais requintadas para a época, sofreu com a ação do tempo e ao envelhecer recebeu o nome carinhoso e misterioso de: 'lar das bruxas'. O crescimento e a evolução de Arroio do Sal é comparado com o mar, pois pôde pacientemente acompanhar o crescimento deste oásis entre a praia e as montanhas da Serra do Mar.


O Farol de Arroio do Sal



Inaugurado em 1993, junto à Praça do Farol, este monumento tem suma importância para a navegação marítima. Não é permitida a visitação interna, masosarredoresdo Farol é muito bonito, com dunas frontais preservadas, vegetação, flores e animais típicos nas duas praças próximas.


Pontos Turísticos:

· DUNAS DE BALNEÁRIO ATLÂNTICO

· FAROL DE ARROIO DO SAL

· LAGOA DA CAVALHADA

· LAGOA DO CAMBOIM

· LAGOA ITAPEVA

· PRAIA DO ARROIO DO SAL

· PRAIA DE RONDINHA

· PARQUE ECOLÓGICO TUPANCY

· PRAIA ARROIO SECO

· PRAIA AREIA BRANCA


O Parque Natural Tupancy possui 21 hectares e é uma Unidade de Conservação criada pelo município de Arroio do Sal em 1996. Ele está localizado no Balneário Tupancy, entre as praias de Rondinha Velha e Balneário Atlântico, distante 180 quilômetros de Porto Alegre. A Unidade de Conservação tem o objetivo de proteger os recursos naturais característicos da região costeira e da Mata Atlântica do Rio Grande do Sul, especialmente ecossistemas de dunas, lagoas interiores, banhados, mata de restinga, bem como flora e fauna associadas a esses ambientes.

Os visitantes podem realizar trilhas, as principais são a da Lagoa de Banho e da Coronilha, ambas com 30 minutos de duração, além de poder observar capivaras, ratão do banhado, tartarugas, marreca piadeira, galinhola, gambá, lebre, jaçanã, garça, biguá, socó e o cisne-do-pescoço-preto. Esses animais misturam-se a variadas espécies de pássaros como suiriri, corruíra, cambacica, cardeal do banhado, martim-pescador que juntos compõe um complexo e incomum cenário a beira mar.

Já no ambiente de dunas pode-se encontrar diferentes tipos de cactus, capororoca, caúnas e vassouras, além de vegetação como araçás, figueira-de-folha-miúda, chá-de-bugre, ambira, aroira-brava, chal-chal, que formam um conjunto característico da Mata Atlântida. Isso tudo somado as bromélias, orquídeas e cipós localizadas nos galhos de árvores de grande porte; a variedade de espécies aquáticas, como o junco, aguapé e o repolho d’água; e a mata de restinga sobre as dunas quase extinta no Litoral Norte, formam um cenário inesquecível.

Essa diversidade biológica é a característica marcante do Parque Natural Municipal Tupancy, que é visito por pessoas do mundo inteiro.



Lagoa Itapeva




Um comentário:

  1. Conheço o balneário e recomendo pela sua beleza natural, pela cidade aconchegante e pelo jeito gostoso que é veranear ou morar lá.

    ResponderExcluir