sexta-feira, 29 de junho de 2012

Aceguá (RS)

Rio Jaguarão

Aceguá é uma palavra de origem Guarani que significa "Local de descanso eterno". Pela altura do terreno (serra de Aceguá) possivelmente tenha sido escolhido o local que os indígenas habitantes desta zona utilizavam para enterrar seus mortos. Conta-se que há mais de 150 anos já havia famílias estabelecidas nesta localidade e imediações.

Em 1863 surge, no parlamento Uruguaio, uma lei criando o Pluebo Juncal, onde hoje é Aceguá. Posteriormente passou a denominar-se Povo Almeida em homenagem as primeiras famílias no local.

Por volta de 1941 começaram a falar em Povo Aceguá, denominação que permanece até os dias de hoje. Em 1986, por iniciativa da Comissão de Cultura de Aceguá, em contato com representantes nacionais, o Parlamento Uruguaio promulga a lei que eleva o Povo de Aceguá a categoria de Vila.

Pontos Turísticos:

· CAVALO DE PEDRA

· PRAÇA INTERNACIONAL

· RIO JAGUARÃO


Cavalo de Pedra


O Cavalo de Pedra fica no Cerro dos Quietos, localidade de Mina do Aceguá. O local se caracteriza por ser o ponto mas alto da topografia do município, que está a 276 metros acima do nível do mar. Do alto da pedra, visualiza-se toda a cidade e parte do interior. Para chegar ao local onde está o Cavalo de Pedra, partindo-se da estrada principal, segue-se uma verdadeira trilha ecológica, composta de formações rochosas, onde a natureza e a beleza da paisagem encantam os visitantes. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário