terça-feira, 26 de junho de 2012

Aratiba (RS)




Aratiba é o 117° Município criado no Estado do Rio Grande do Sul e iniciou sua colonização em 1917 quando instalaram-se aqui os primeiros povoadores que adquiriram suas colônias da CIA LUCE E ROSA S/A, responsável pela exploração destas terras que foram parte do Município de Erechim.

Foi com muita luta, trabalho, dedicação e sacrifício que famílias pioneiras como as de Pedro Dalla Vechia, Jacob Klein, Ricardo Boff, Santin Fregonese, Jacob e Eugênio Granzotto, Santo Granzotto, Felix Dal Lago, Afonso Magnabosco, Luiz Poletto, João Lira, João Smaniotto, Francisco Morgan, Fidelis Faggion, entre tantas que gravaram seus nomes, deixando-os definitivamente unidos ao marco inicial da História de Aratiba.

Em 1919, iniciou-se o povoamento que teve como primeira denominação "Rio Novo". Em 1924 foi elevado à categoria de 7° Distrito de Erechim.

Em 1944, o povoado Rio Novo recebeu o nome de Aratiba, que segundo estudo etimológico, significa lugar de muitos periquitos.

Em 1951 foi criada a paróquia, subordinada à Diocese de Passo Fundo, através do Decreto Eclesiástico de 7 de agosto de 1951, até a criação da Diocese de Erechim, em 27 de maio de 1971, da qual faz parte atualmente.

Os colonizadores que estabeleceram-se no Município, formaram uma população composta basicamente por imigrantes italianos (60%), alemães (25%), poloneses, russos e outros (15%), que trouxeram seus costumes e hábitos particulares das regiões de origem. Instalaram-se aqui dedicando-se à agricultura, pecuária e comércio em geral, características estas que permanecem até os dias atuais.

Foi em 19 de outubro de 1953, que iniciou o movimento emancipacionista do então distrito de Aratiba, liderado por Amélio Baldini, Conrado Pecoits Junior, João Mathias Ody, Joaquim Sandri dos Santos e Orestes Valandro, obtendo êxito em 05 de junho de 1955 através da realização de plebiscito.

A elevação para a categoria de Município ocorreu em 04 de outubro de 1955 através da Lei n°2.710, assinada pelo governador do Estado Ildo Meneghetti. Oficialmente o Município foi instalado em 01 de janeiro de 1956.

Aratiba é o 6° melhor município para se viver do país.



Pontos Turísticos:

· PÓRTICO MUNICIPAL

· CAPELA DOS NAVEGANTES

· GRUTA DE DOURADO - NOSSA SENHORA DE LOURDES

· IGREJA IECLEB

· CASA DO PASTOR

· USINA HIDRELÉTRICA

· BARRAGEM

· FENAPRES - FESTA NACIONAL DE PREPARATIVOS SUÍNOS (SETEMBRO)

· FESTA DO KERB EM DOURADO - MAIOR FESTA ALEMÃ (3 DIAS DE FESTAS E BAILES EM JANEIRO)

· FESTA DA SOPA (JUNHO)

· GRUPO DE DANÇA ALEMÃ (NOVEMBRO)

· SHOW NA EXPOARA - FEIRA COMERCIAL, INDUSTRIAL E AGROPECUÁRIA

· TRILHA DE MOTOS (SETEMBRO)

· PROCISSÃO DE NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES (PRIMEIRO DOMINGO DE FEVEREIRO)



CASA DO PASTOR


Um Monumento histórico da religião Luterana. Relocado em função da formação do lago.



Usina Hidrelétrica (divisa de Rio Grande do Sul e Santa Catarina)






Nenhum comentário:

Postar um comentário