Aratiba é o 117° Município criado no Estado do Rio Grande do Sul e iniciou sua colonização em 1917 quando instalaram-se aqui os primeiros povoadores que adquiriram suas colônias da CIA LUCE E ROSA S/A, responsável pela exploração destas terras que foram parte do Município de Erechim.
Foi com muita luta, trabalho, dedicação e sacrifício que famílias pioneiras como as de Pedro Dalla Vechia, Jacob Klein, Ricardo Boff, Santin Fregonese, Jacob e Eugênio Granzotto, Santo Granzotto, Felix Dal Lago, Afonso Magnabosco, Luiz Poletto, João Lira, João Smaniotto, Francisco Morgan, Fidelis Faggion, entre tantas que gravaram seus nomes, deixando-os definitivamente unidos ao marco inicial da História de Aratiba.
Em 1919, iniciou-se o povoamento que teve como primeira denominação "Rio Novo". Em 1924 foi elevado à categoria de 7° Distrito de Erechim.
Em 1944, o povoado Rio Novo recebeu o nome de Aratiba, que segundo estudo etimológico, significa lugar de muitos periquitos.
Em 1951 foi criada a paróquia, subordinada à Diocese de Passo Fundo, através do Decreto Eclesiástico de 7 de agosto de 1951, até a criação da Diocese de Erechim, em 27 de maio de 1971, da qual faz parte atualmente.
Os colonizadores que estabeleceram-se no Município, formaram uma população composta basicamente por imigrantes italianos (60%), alemães (25%), poloneses, russos e outros (15%), que trouxeram seus costumes e hábitos particulares das regiões de origem. Instalaram-se aqui dedicando-se à agricultura, pecuária e comércio em geral, características estas que permanecem até os dias atuais.
Foi em 19 de outubro de 1953, que iniciou o movimento emancipacionista do então distrito de Aratiba, liderado por Amélio Baldini, Conrado Pecoits Junior, João Mathias Ody, Joaquim Sandri dos Santos e Orestes Valandro, obtendo êxito em 05 de junho de 1955 através da realização de plebiscito.
A elevação para a categoria de Município ocorreu em 04 de outubro de 1955 através da Lei n°2.710, assinada pelo governador do Estado Ildo Meneghetti. Oficialmente o Município foi instalado em 01 de janeiro de 1956.
Aratiba é o 6° melhor município para se viver do país.
Pontos Turísticos:
· PÓRTICO MUNICIPAL
· CAPELA DOS NAVEGANTES
· GRUTA DE DOURADO - NOSSA SENHORA DE LOURDES
· IGREJA IECLEB
· CASA DO PASTOR
· USINA HIDRELÉTRICA
· BARRAGEM
· FENAPRES - FESTA NACIONAL DE PREPARATIVOS SUÍNOS (SETEMBRO)
· FESTA DO KERB EM DOURADO - MAIOR FESTA ALEMÃ (3 DIAS DE FESTAS E BAILES EM JANEIRO)
· FESTA DA SOPA (JUNHO)
· GRUPO DE DANÇA ALEMÃ (NOVEMBRO)
· SHOW NA EXPOARA - FEIRA COMERCIAL, INDUSTRIAL E AGROPECUÁRIA
· TRILHA DE MOTOS (SETEMBRO)
· PROCISSÃO DE NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES (PRIMEIRO DOMINGO DE FEVEREIRO)
CASA DO PASTOR
Usina Hidrelétrica (divisa de Rio Grande do Sul e Santa Catarina)
Nenhum comentário:
Postar um comentário