sexta-feira, 29 de junho de 2012

Arroio Grande (RS)


Topete de Cardeal

Arroio Grande é conhecida como "Cidade Simpatia" pela hospitalidade de seu povo, que é formado por várias etnias, com grande apreço pelas tradições, além de sua beleza cultural e arquitetônica, por sua história, rica em belezas naturais e artesanato caseiro (artefatos em lã, pedra, madeira e iguarias relacionadas a culinária caseira). "Terra de Mauá", porque aqui nasceu Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, sendo ele uma das mais importantes personalidades brasileiras do século passado, tendo participando intensamente do desenvolvimento Industrial do Brasil, construindo estaleiros, fundições, estradas de ferro e o Banco do Brasil. Sua ascensão nos meios empresariais foi rápida e seu nome acabou ligando-se fortemente a grandes empreendimentos, sendo sua história destaque em produção do cinema Nacional.

O município localiza-se na zona sul do estado, situado na região da Lagoa Mirim, tendo como principal via de acesso a BR 116, estando a 92 Km de Pelotas e 353 Km de Porto Alegre, e em comparação aos demais municípios vizinhos, pode considerar-se pólo de uma micro-região.

Arroio Grande é um dos maiores produtores de arroz do estado, possuindo também um grande rebanho de bovinos, ovinos e eqüinos. Seu subsolo é de qualidade excepcional, as terras altas e planícies garantem um futuro promissor para a diversificação agrícola alternada com áreas de florestamento, e destaca-se na produção de granito e na pesca artesanal, no Distrito de Santa Isabel.

A agropecuária é a principal atividade econômica do município, sendo que os mananciais de água existentes garantem perspectivas de novos investimentos em outras áreas. Inclusive, o prefeito Jorge Luiz Cardozo instituiu o Programa de Investimentos para Operacionalizar Emprego e Renda (INVESTOPEM) que oferece incentivos, benefícios fiscais e financeiros para empresa, cooperativas e empreendedores que queiram se instalar no município, obtendo retorno na geração de emprego e renda.

A Terra de Mauá investe em cultura e em diversos eventos, sendo oferecida à comunidade excelentes opções de entretenimento, destacando entre tantas, a Semana de Aniversário do Município que acontece em março, o Acampamento Farroupilha e Desfile Temático, realizados nas comemorações da Semana Farroupilha, a Expo-Feira (Exposição Feira Agropecuária e Industrial) em novembro, Natal Luz, recentemente a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá, e o Carnaval considerado o melhor da zona sul, época do ano que recebe centenas de visitantes, a fim de acompanharem as festividades, chegando a concentrar em uma única noite em torno de 15 mil pessoas, que usufruem de uma grande estrutura montada pelo Executivo Municipal, com segurança e brilhantismo por parte das 7 escolas de samba nas categorias mirim e adulto.


Pontos Turísticos:

· ÁRVORE TOPETE DE CARDEAL - SÍMBOLO DO MUNICÍPIO

· RESERVA BIOLÓGICA DO MATO GRANDE

· FAROL DA PONTA ALEGRE

· PONTE MAUÁ

· PONTE CARLOS BARBOSA

· OBELISCO A MAUÁ

· IGREJA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS

· MONUMENTO LOCOMOTIVA A VAPOR

· LAJES DE PEDRA

· IGREJA SANTA ISABEL

· FURNAS DA BOCANHA

· FORTE SÃO GONÇALO

· CASCATA ALTO FELIZ

· PRAÇA MANECA MACIEL

· CHAFARIZ DAS NEREIDAS

· GRUTA DO ARROIO GRANDE

· PRAIA DO PONTAL - BALNEÁRIO DA LAGOA MIRIM



Farol da Ponte Alegre



Antigo farol sinalizador marítimo de embarcações na Lagoa Mirim, está desativado desde 1964.


Ponte Mauá


Construída na forma de arcos, localizada no interior do município, é um elemento arquitetônico de grande beleza. Encontra-se desativada.


Ponte Carlos Barbosa



Ainda em funcionamento, esta ponte localizada na sede da cidade, situa-se sobre o Arroio Grande, e faz a ligação entre o centro e o bairro Promorar.



Monumento Locomotiva a Vapor



Instalado pela Prefeitura, na Avenida Visconde de Mauá, próximo ao trevo de acesso à zona urbana da cidade a locomotiva modelo Mikado, fabricado pela Baldwim Locomotives Works, sediada na Filadélfia (Pensilvânia – EUA), marca a ligação de Arroio Grande à história do transporte ferroviário do Brasil.
O exemplar foi doado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), através da intervenção do deputado federal Fernando Marroni (PT). Segundo o secretário de Cultura do Município Ricardo Freitas, “A iniciativa resgata a história e oferece uma dimensão simbólica da importância do Barão de Mauá para o Brasil, além de tornar o local um cartão postal da cidade".



Reserva Biológica do Mato Grande




Nenhum comentário:

Postar um comentário