sexta-feira, 29 de junho de 2012

Ubiretama (RS)


                                                                           Cascata do Rio Laranjeira

Ubiretama foi fundada em 24 de julho de 1909, pelo “Ato Intencional” nº 5, com o nome de “Povoado Laranjeira”. Contava na época, com 205 habitantes e 34 residências. Pertencia primeiramente a Santo Ângelo, na condição de 5º Distrito. Com a emancipação de Santa Rosa em 1931, passou a integrar esse município. Em 1944, o Povoado Laranjeira, por determinação do Poder Competente de Santa Rosa, passou a denominar- se Ubiretama, que a Língua Tupi-Guarani significa “Terra Pátria”. Em 28 de janeiro de 1955, com a emancipação de Giruá, Ubiretama passou a integrá-lo, na condição de 3º Distrito.

Depois de 86 anos de existência, Ubiretama adquiriu sua emancipação política tão desejada, na data de 28 de dezembro de 1995, com o advento da Lei 10.654, em cumprimento ao disposto no artigo 4º da Constituição Federal e artigo 82, inciso IV da Constituição Estadual. Em 1º de janeiro de 1997, tomou posse a primeira Administração Municipal, tendo como Prefeito Municipal Sr. º Luiz Carlos Kitzmann e como Vice-Prefeito o Prof. Nilton Emídio Budel, eleitos em 3 de outubro de 1996.

A história recente de Ubiretama mostra que a emancipação do município foi o caminho mais curto para o desenvolvimento sócio-econômico da comunidade. Com autonomia para decidir os caminhos a seguir, o Município de Ubiretama está conseguindo cada vez mais proporcionar qualidade de vida a seus munícipes, e construído a infra-estrutura necessária para enfrentar os desafios do Século XXI.


Nenhum comentário:

Postar um comentário