domingo, 1 de julho de 2012

Piauí



Está localizado a noroeste da região Nordeste e tem como limites o oceano Atlântico (N), Ceará e Pernambuco (L), Bahia (S e SE), Tocantins (SO) e Maranhão (O e NO). Ocupa uma área de 251 529 km². Sua capital é a cidade de Teresina. As cidades mais populosas são Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri, Floriano, Campo Maior, Barras, União, Altos e Esperantina.

Parnaíba, Poti, Canindé, Piauí e Gurgueia são os rios principais.

Muito mais do que visitar um local com belas paisagens e trilhas ecológicas desafiadoras, o Parque Nacional Serra da Capivara guarda em suas entranhas segredos da história do surgimento do homem nas Américas, além de espécies raras da fauna e flora brasileira. Localizado no Sudeste do Piauí, ocupando áreas dos municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias, a superfície do parque abrange um espaço de 214 quilômetros.

Considerado patrimônio cultural da humanidade pela Unesco, o parque é um dos mais importantes redutos culturais pré-históricos. Em seus sítios é possível encontrar uma densa concentração de vestígios arqueológicos, a maioria com pinturas e gravuras rupestres, nos quais se encontram vestígios extremamente antigos da presença do homem.

O uso muito intenso da farinha de mandioca (farinha branca e farinha d'água) para a confecção ou complementação de pratos. As farofas ou fritos, o pirão e a paçoca são alimentos indispensáveis na mesa dos piauienses. O arroz é comumente usado com outras misturas: com carne seca de gado (Maria Izabel), com carne de criação, de galinha, de capote ou pato. O colorante de urucum é indispensável, bem corno os cheiros-verdes. No sul do Estado, usa-se colorir o arroz com açafrão. Na área sertaneja, é muito comum a mistura de arroz com feijão (Baião-de-Dois), ou ainda a mistura de feijão com milho, que deve ter toucinho, pé e orelha de porco. É o chamado "Pintado" ou "Mucunzá", e come-se de preferência com frito de porco; O uso de carne com caldo (molho fino) é outra característica bem típica do costume alimentar. Um exemplo é a carne seca picadinha ou a carne fresca moída misturada com quiabo, jerimum, macaxeira e maxixe, temperada com muito "cheiro-verde", manteiga de garrafa e nata. Dependendo das misturas, recebe os nomes locais de "Quibebe", "Picadinho", "Caldo de Carne" ou "Capiau;

A cozinha piauiense também dispõe de excelentes pratos à base de peixes e de frutos do mar. As frigideiras e as caldeiradas de camarão, os mexidos de ostras e caranguejos, as peixadas ao leite de coco babaçu satisfazem os mais exigentes paladares.

São famosos os doces e compotas de caju, de manga, de goiaba, de mangaba, de buriti, de bacuri, de groselha, de casca de laranja da terra e de tantas outras frutas. O doce de casca de limão azedo é o mais típico do Piauí; A utilização da farinha de puba (mandioca) para o preparo de bolo caseiro e beiju, e a macaxeira pode ser servida cozinhada e assada no forno ou na brasa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário