domingo, 1 de julho de 2012

Sergipe




Está situado na Região Nordeste e tem por limites o oceano Atlântico à leste e os estados da Bahia, à oeste e ao sul, e de Alagoas, ao norte, do qual está separado pelo Rio São Francisco. É o menor dos estados brasileiros, ocupando uma área total de 21.910 km².

A capital e maior cidade é Aracaju. Outras cidades importantes são Itabaiana, Lagarto e Estância, todas com mais de 50 mil habitantes. Ao todo, o estado possui 75 municípios divididos nas mesorregiões do Leste, Agreste e Sertão sergipanos.

O município com a maior área é Poço Redondo, localizado na mesorregião do Sertão Sergipano, com 1.220 km² de extensão. O menor é General Maynard, com apenas 18,1 km², localizado na microrregião do Baixo Cotinguiba.

Sergipe emancipou-se politicamente da Bahia em 8 de julho de 1820. A então capitania de Sergipe del-Rei viria a ser elevada à categoria de província quatro anos depois, e, finalmente, a estado após a proclamação da República em 1889.

Os primeiros indícios da ocupação humana do território que hoje corresponde ao estado de Sergipe são datados de 9.000 a.C. A análise dos achados arqueológicos desses povos, como arte rupestre, ossos, cerâmicas e outros artefatos, permitiu aos historiadores classificá-los em três culturas ou tradições: canindé, aratu e tupi-guarani.

Na segunda metade do século XVI teve início a colonização do estado com a chegada de navios franceses onde os seus tripulantes trocavam objetos diversos por produtos da terra (pau-brasil, algodão, pimenta-da-terra).

Entre o final do século XVI e as primeiras décadas do século XVII, a atuação dos missionários e de algumas expedições militares afasta os franceses e vence a resistência indígena.

São Francisco, Vaza-Barris, Sergipe, Japaratuba, Piauí e Real são os rios principais.

O estado encontra-se com 47,26% de seu território dentro do polígono das secas, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

O clima é tropical, mais úmido próximo ao litoral (pluviosidade média anual de 1600 mm na capital, com maior intensidade de chuvas entre janeiro e março) e semiárido no sertão. Em algumas ocasiões, a seca no Oeste do estado pode se prolongar por quase um ano.

A principal atividade agrícola de Sergipe é o cultivo de cana-de-açúcar, além do cultivo da mandioca, da laranja e do coco.

Exploração de recursos minerais é uma atividade muito importante para o estado, sendo explorado o petróleo, gás natural, calcário e potássio. A Petrobras explora campos de petróleo e gás natural no estado, tanto em terra como no mar, sendo o sexto estado brasileiro em produção de petróleo, com uma produção de 41 647 barris por dia, ficando atrás do Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Amazonas, Bahia e Espírito Santo.

A culinária sergipana é um festival de gostos, aromas e cores. O sergipano cultiva o hábito de "quebrar" caranguejo regado ao vinagrete, como complemento de uma boa prosa na mesa de bar. O guaiamum, outra espécie também extraída dos mangues, pode ser servido com um delicioso pirão. Na Passarela do Caranguejo, além do petisco mais famoso da cidade, é possível degustar casquinhas de siri, aratu, a caldinhos de sururu, ostra e camarão. Nas praias do Abaís e do Saco é possível encontrar a saborosa moqueca de siri na palha de ouricuri.

A típica carne de sol recebe um importante parceiro que é o pirão de leite. A água e a carne do coco, fruto característico de regiões costeiras, são bastante apreciados. Assim como os sucos de frutas nativas como mangaba, caju, umbu, cajá e pitanga. Ainda é comum escutar os pregões de ambulantes: "sarôio, beiju molhado, malcasado e pé-de-moleque!". São comidas gostosas de herança da culinária indígena e africana vendida nas ruas.



SUAS CIDADES:
ARACAJU  -  AMPARO DE SAO FRANCISCO  -  AQUIDABA  -  ARAUA  -  AREIA BRANCA  -  BARRA DOS COQUEIROS  -  BOQUIM  -  BREJO GRANDE  -  CAMPO DO BRITO  -  CANHOBA  -  CANINDE DE SAO FRANCISCO  -  CAPELA  -  CARIRA  -  CARMOPOLIS  -  CEDRO DE SAO JOAO  -  CRISTINAPOLIS  -  CUMBE  -  DIVINA PASTORA  -  ESTANCIA  -  FEIRA NOVA  -  FREI PAULO  -  GARARU  -  GENERAL MAYNARD  -  GRACCHO CARDOSO  -  ILHA DAS FLORES  -  INDIAROBA  -  ITABAIANA  -  ITABAIANINHA  -  ITABI  -  ITAPORANGA DA AJUDA  -  JAPARATUBA  -  JAPOATA  -  LAGARTO  -  LARANJEIRAS  -  MACAMBIRA  -  MALHADA DOS BOIS  -  MALHADOR  -  MARUIM  -  MOITA BONITA  -  MONTE ALEGRE DE SERGIPE  -  MURIBECA  -  NEOPOLIS  -  NOSSA SENHORA APARECIDA  -   NOSSA SENHORA DA GLORIA  -  NOSSA SENHORA DAS DORES  -  NOSSA SENHORA DE LOURDES  -  NOSSA SENHORA DO SOCORRO  -  PACATUBA  -  PEDRA MOLE  -  PEDRINHAS  -  PINHAO  -  PIRAMBU  -  POÇO REDONDO  -  POÇO VERDE  -  PORTO DA FOLHA  -  PROPRIA  -  RIACHAO DO DANTAS  -  RIACHUELO  -  RIBEIROPOLIS  -  ROSARIO DO CATETE  -  SALGADO  -  SANTA LUZIA DO ITANHY  -  SANTA ROSA DE LIMA  -  SANTANA DO SAO FRANCISCO  -  SANTO AMARO DAS BROTAS  -  SAO CRISTOVAO  -  SAO DOMINGOS  -  SAO FRANCISCO  -  SAO MIGUEL DO ALEIXO  -  SIMAO DIAS  -  SIRIRI  -  TELHA  -  TOBIAS BARRETO  -  TOMAR DO GERU  -  UMBAUBA





Nenhum comentário:

Postar um comentário