O Frade e a Freira
Com uma população de 330.526 habitantes. A cidade é a quarta mais populosa do estado e integra uma área geográfica de grande nível de urbanização denominada Região Metropolitana da Grande Vitória.
Circundado pela Baía de Vitória e pelo estuário formado pelos rios Santa Maria, Marinho, Bubu e Aribiri, o município apresenta ilhas, encostas, enseadas, mangues e praias, elementos de grande recurso paisagístico. Além da ilha principal, Vitória, fazem parte do município outras 33 ilhas e uma porção continental.
Possui dois grandes portos, o Porto de Vitória e o Porto de Tubarão. Esses portos fazem parte do maior complexo portuário do Brasil, que inclui vários portos do estado, e são considerados os melhores (em qualidade) do Brasil.
A cidade administra a Ilha de Trindade e a Ilha de Martim Vaz, a 1.100 km da costa, que são importantes bases meteorológicas por causa de sua posição estratégica, em área de dispersão de massas de ar.
Fundada no século XVI, Vitória é 2ª capital mais antiga do país.
No século XX, em função da ocupação dos morros, que refletem as luzes das casas nas águas da baía, Vitória passou a ser chamada de "Cidade Presépio do Brasil" e depois "Delícia de Ilha".
O compositor Pedro Caetano, conhecido nacionalmente, compôs uma canção que virou hino emocional da cidade e começa dizendo que Vitória é cidade sol, de céu sempre azul; Daí, outra denominação dada à cidade: "Vitória Cidade Sol".
Na alta estação, principalmente durante o verão, a paisagem da cidade é alterada com a presença de luxuosos transatlânticos atracados no Porto de Vitória.
O Aeroporto Eurico de Aguiar Salles localiza-se na parte continental da cidade e é o principal aeroporto do Espírito Santo.
A capital capixaba conta com diversas praias, as quais não são extensas em razão do tamanho da ilha. Entre as mais conhecidas está a Praia de Camburi, na parte continental da cidade. Outras praias são a Curva da Jurema, a Ilha do Boi, a Praia da Castanheira, a Praia do Canto, entre outras.
Na gastronomia capixaba usa-se muito os frutos do mar fresco ou mesmo salgado, como o bacalhau com banana, caranguejada, a moqueca capixaba, muma de siri, torta capixaba.
A moqueca e a torta são os pratos mais conhecidos da culinária do Espírito Santo. Ao contrário de outras peixadas, a moqueca não utiliza azeite de dendê e muito menos leite de coco. O que leva a comida a ser única são os temperos e a forma como é feita, inclusive, com o uso de panelas de barro, um importante diferencial da culinária local.
Na confecção da torta são usados diversos frutos do mar, como siri desfiado, camarão, ostra e sururu, além de bacalhau e palmito. É o prato tradicional por ocasião da Semana Santa, feito em todas as casas dos moradores de Vitória e dos demais municípios capixabas, independente do credo religioso do morador é a tradição secular que fala mais alto.
A origem da panela de barro vem das tribos de índios que habitavam o Espírito Santo. As panelas são feitas até os dias de hoje de forma tradicional por um grupo de mulheres conhecidas como as "paneleiras". A técnica vem sendo repassada de geração para geração. Elas estão localizadas na região de Goiabeiras, próximas ao manguezal.
Catedral Metropolitana de Vitória
Pontos Turísticos:
· O FRADE E A FREIRA
· CONVENTO DA PENHA
· MONUMENTO AO IMIGRANTE
· PONTE DA PASSAGEM
· PRAÇA DO PAPA
· PRAÇA DOS NAMORADOS
· TEATRO CARLOS GOMES
· PALÁCIO ANCHIETA
· ILHA DAS CAIEIRAS
· PENEDO DE VITÓRIA
· FORTE SÃO JOÃO
· ESCADARIA MARIA ORTIZ
· CATEDRAL METROPOLITANA DE VITÓRIA
· IGREJA DO ROSÁRIO
· PRAIA CAMBURI
· MONUMENTO DE IEMANJÁ
· PRAIA DO CANTO
· PARQUE MOSCOSO
· PORTO DE VITÓRIA
· SANTUÁRIO DE SANTO ANTÔNIO
· PRAIA DAS CASTANHEIRAS
· PRAIAS DA ILHA DO BOI
· CURVA DA JUREMA
· PRAÇA DOS DESEJOS
· VISTA DE VILA VELHA - ENSEADA DO SUÁ
· PRAIA DA COSTA
· MUSEU FERROVIÁRIO
· MUSEU SOLAR MONJARDIM
Monumento ao Imigrante
Aqueles que passam pela avenida Américo Buaiz certamente já devem ter reparado um monumento que fica próximo à entrada para a Ilha do Boi. Ele é constituído por dois obeliscos em granito verde, com 30 metros de altura.
Está ali o Monumento ao Imigrante Italiano, um símbolo que destaca a importância da cultura italiana na formação do povo capixaba. Seus dois obeliscos representam esses dois povos, demonstrando que a distância geográfica não é uma barreira para a integração cultural.
À noite, a iluminação especial é mais um detalhe que não passa despercebido. Refletores envolvem o monumento com as cores da bandeira da Itália, atraindo os olhares das pessoas que passam pela avenida Américo Buaiz e reforçando o significado da obra.
Praça do Papa
Uma esplanada de onde é possível apreciar uma das belas vistas da cidade: a baía de Vitória, tendo ao fundo o Convento da Penha e a cidade de Vila Velha. Assim é a Praça do Papa, instalada no bairro Enseada do Suá, uma das áreas nobres da capital do Espírito Santo.
Uma trilha leva à Reserva Ecológica Ilha do Papagaio, área adjacente à praça e onde há um mirante.
Cruz Reverente: monumento comemorativo à visita do pontífice João Paulo II ao Espírito Santo, em 1991. Concebido pelo escultor grego Iannis Zavoudakis, radicado no Espírito Santo, o monumento é constituído por uma cruz de aço, com forma curvilínea, assentada sob base de concreto armado. Traz no alto uma pomba branca, simbolizando o Espírito Santo, componente da Santíssima Trindade, segundo a Religião Católica.
Rosa dos Ventos: coincide com a posição geográfica da ilha como norte de navegação e traz uma esfera de inox ao centro.
Praia das Castanheiras
Está localizada na Ilha do Frade. Embora seja pequena, tem na beleza e sombras das suas castanheiras a grande atração para seus frequentadores. A praia agrada a todos os gostos.
Possui pequenas piscinas naturais, entre pedras, propícias para as crianças, além do mar aberto, para quem prefere dar longas braçadas. Situada em uma ilha, o acesso é feito por escada ou caminhando entre as rochas.
Praia do Camburi
Localizada ao Norte da cidade, é a única praia da capital que fica na área continental. Com seus seis quilômetros de extensão, é completamente urbanizada e arborizada. Toda a orla é bem iluminada e no inicio há um monumento à Iemanjá.
O calçadão tem uma pista específica para corrida, caminhadas, passeios de bicicleta, skate e patins, também possui uma Academia Popular da Pessoa Idosa. Já o mar de Camburi, considerados um dos melhores lugares para velejar no Brasil, é excelente para a prática de windsurf, kitesurf e passeios de veleiro.
Ponte da Passagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário