terça-feira, 3 de julho de 2012

Barão do Triunfo (RS)



Cachoeira do Roque

Em 1888, o governo da Província do Rio grande do Sul, resolveu demarcar as terras localizadas na Serra do Herval, sendo criada a sede do 1º distrito de São Jerônimo chamada de colônia de Barão do Triunfo.

O início do município ocorreu em 1889, quando migrantes europeus ali chegaram.

Em 23 de outubro de 1892 foi fundada na sede da Vila Barão do Triunfo uma sociedade denominada "Societa Fratellanza Italia", organizada pelos imigrantes de origem italiana, com o objetivo de congregar sócios para fins assistenciais e culturais. No ano de 1938, esta sociedade passa a se chamar: "Sociedade Beneficente e Recreativa Cruzeiro", devido ao Decreto Lei nº 383, de 18 de abril de 1938, baixada pelo governo da República, que exigia a nacionalização de todas as sociedades culturais e estrangeiras. Em 1980, o nome da sociedade é novamente alterado, passando a se chamar "Sociedade Cultural e Recreativa Cruzeiro.

Os imigrantes europeus que vieram para Barão do Triunfo trouxeram para a localidade sua religiosidade, erguendo de imediato sua pequena capela confessional, que era inicialmente atendida pelo Vigário de São Jerônimo. Esta situação manteve-se até o ano de 1929, quando assumiu o primeiro Vigário residente, que passou a atender a Matriz de Barão do Triunfo e as Capelas adjacentes; esse trabalho foi feito pelo padre Guilherme José Wiest.

Um novo município está florescendo na Serra do Herval (encosta oriental da Serra do Sudeste). Este faz parte do grupo de novos municípios criados no território Rio Grandense. Tendo como sua data de fundação dia 20 de março de 1992.




Pontos Turísticos:

· CACHOEIRA DO ROQUE

· CACHOEIRA SOLKA

· IGREJA DA MATRIZ

· TÚNEL VERDE

· CASA DOS SALATTI

· MONUMENTO AO IMIGRANTE

· CACHOEIRA DO BOCA



Túnel Verde


Cachoeira Solka

Localiza-se na propriedade do Sr Armando Solka, na localidade de Boca do Campo, tendo uma ótima infra-estrutura, contando com churrasqueiras, sanitários, bar e campo de futebol, alem do atrativo especial que é uma pequena barragem hidroelétrica que gera energia ara toda a propriedade.


Monumento ao Imigrante


Localizado na Praça Professor Fernando Dalbem, no centro do municipio, construido em 1978 e restaurado em 2012.



Igreja da Matriz

Nenhum comentário:

Postar um comentário