terça-feira, 3 de julho de 2012

Maceió (AL)






A capital do estado de Alagoas. Ocupa uma área de 510.655 km² sua população estimada é de 936.608 habitantes. A mais populosa de Alagoas.

Faz divisa com cidades como Rio Largo, Satuba, Marechal Deodoro, São Luís do Quitunde entre outras às quais é ligada pelas BR-101, BR-104, BR-316 e AL 101.

Foi desmembrada em 1839 da antiga Vila de Santa Maria Madalena da Alagoa do Sul, atual cidade de Marechal Deodoro.

Sempre conhecida como "Cidade sorriso" e "Paraíso das águas", hoje é considerada como "Caribe brasileiro" devido as suas belezas naturais que atraem turistas de todo o mundo trazendo grandes negócios para o município.

Atualmente vive um intenso crescimento econômico e de infraestrutura sendo uma cidade considerada capital regionais A, segundo a Hierarquia urbana do Brasil. É o maior produtor de sal-gema e seu setor industrial diversificado (indústrias químicas, açucareiras e de álcool, de cimento e alimentícias), além da agricultura, pecuária e extração de gás natural e petróleo.

No litoral principalmente, e em algumas áreas isoladas dos tabuleiros e das encostas, destaca se o coqueiro e algumas culturas de pomar como o cajueiro, a mangueira e a jaqueira.

Em setembro de 2005, foi inaugurado o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, um dos mais modernos do Brasil.

As festividades realizadas na cidade anualmente, atraem uma enorme quantidade de turistas, como o Maceió Forró e Folia, Maceió Music Festival e o extinto evento carnavalesco do Brasil o Maceió Fest, além de suas festas de natal e réveillons como o Réveillons Absoluto e Réveillon Celebration.

Conta com importantes monumentos, museus, como o Museu Palácio Floriano Peixoto, o Museu Théo Brandão, o Teatro Deodoro.

A cidade de Maceió foi escolhida por um júri internacional como a Capital Americana da Cultura de 2002 entre dez finalistas, sendo a primeira do Brasil a ganhar este título.

Com mar de águas mornas e límpidas, Maceió possui um dos litorais mais paradisíacos do Nordeste Brasileiro. O verde dos coqueirais em constraste com a areia, forma um cenário de rara beleza.

São diversas praias que se destacam, principalmente pela cor do mar que varia entre o azul e o verde. Tudo sob o calor do sol, companheiro inseparável, praticamente durante o ano inteiro.

Passeio de Escuna em suas diversas praias é inesquecível, próprias para banho.


Pontos Turísticos:

· PRAIA DE PRATAGY - MIRANTE DA SEREIA

· PRAIA DO FRANCÊS

· PRAIA DE IPOCA

· PRAIA DE RIACHO DOCE

· PRAIA JATIÚCA

· PRAIA PONTA VERDE

· PRAIA PAJUÇARA

· LAGOA MUNDAÚ

· PISCINA NATURAL

· MUSEU DE ARTE SACRA

· MEMORIAL PONTES DE MIRANDA

· MUSEU DO ESPORTE

· MUSEU THÉO BRANDÃO

· INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO

· GALERIA KARANDASH

· CASA DA ARTE

· PONTAL DA BARRA

· BAIRRO HISTÓRICO DO JARAGUÁ

· ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE MACEIÓ

· TEATRO DEODORO



Praia Ipioca


A praia deserta da vila de Ipioca tem areias brancas e fofas e águas azuis praticamente sem ondas. Bancos de areia formam piscinas naturais excelentes para a prática do mergulho.


Piscina Natural



Associação Comercial de Maceió


Fundada em 22 de julho de 1866, pelo comerciante José Joaquim de Oliveira a Associação Comercial de Maceió, como ficou conhecida, é um dos grandes marcos da história cultural da cidade de Maceió.


Praia Jatiúca




Praia da Pratagy - Mirante da Sereia


Também chamada de Pratagy, é protegida por uma barreira de corais que forma uma piscina natural, onde os banhistas se divertem, e onde também foi erguida uma sereia, daí o nome da praia. Fora da piscina natural, o mar é forte e perigoso para banho.

A praia possui diversos bares, aluguel de bóias e caiaques.


Pontal da Barra


Situada junto à Lagoa Mundaú, de onde partem passeios de escuna ou lancha, no tradicional bairro das rendeiras. O mar é aberto e suas ondas são fortes, ótimas para surfe. Praia também boa para pesca.


Teatro Deodoro


Foi construído entre o ano de 1905 e 1910, sendo inaugurado durante os festejos de 21 anos de proclamação da república, no dia 15 de novembro de 1910 e pertence ao Governo do estado. 


Está localizado no centro de Alagoas, composto de uma sala de espetáculos em estilo neoclássico com palco italiano, frisas, camarote, poltrona e fosso para orquestra. O Teatro tem capacidade para 690 lugares.

O salão nobre do teatro, denominado "Heckel Tavares", ostenta beleza excepcional, pelo impressionismo traçado de seus arabescos, em pintura de estilo eclético.



Nenhum comentário:

Postar um comentário