domingo, 1 de julho de 2012

Espírito Santo



Está localizado na região Sudeste e tem como limites o oceano Atlântico a leste, a Bahia a norte, Minas Gerais a oeste e noroeste e o estado do Rio de Janeiro a sul, ocupando uma área de 46 077,519 km². É o quarto menor Estado do Brasil, ficando à frente apenas dos estados do RJ (3º), AL (2º) e SE (1º).

Sua capital é o município de Vitória. Outros importantes municípios são Aracruz, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Guarapari, Linhares, São Mateus, Serra, Viana e Vila Velha. O gentílico do estado é capixaba ou espírito-santense.

Em 1535, quando os colonizadores portugueses chegaram na Capitania do Espírito Santo e desembarcaram na região da Prainha, iniciou-se o primeiro núcleo populacional, denominado Vila do Espírito Santo. Devido aos ataques indígenas, o líder Vasco Fernandes Coutinho resolveu fundar outra vila, desta vez em uma das ilhas, que foi chamada de Vila Nova do Espírito Santo (Vitória), enquanto a antiga passou a ser chamada de Vila Velha. Houve um tempo, conhecido por poucos, em que o Espírito Santo foi anexado à Bahia, tendo portanto Salvador como capital.

Atualmente, a capital Vitória é um importante porto de exportação de minério de ferro. Na agricultura, destaque para o café, arroz, cacau,cana-de-açúcar, feijão, frutas e milho. Na pecuária, gado de corte e leiteiro. Na indústria, produtos alimentícios, madeira, celulose, têxteis, móveis e siderurgia.

O estado também possui festas famosas, como a Festa da Polenta em Venda Nova do Imigrante e o Festival de Arte e Música de Alegre. O Vital (carnaval fora de época, em novembro) foi extinto.

O nome do estado é uma denominação dada pelo donatário Vasco Fernandes Coutinho que ali desembarcou em 1535, num domingo dedicado ao Espírito Santo. Como curiosidade dessa etimologia, merece destaque o Convento de Nossa Senhora da Penha, símbolo da religiosidade capixaba que abriga em seu acervo a tela mais antiga da América Latina, a imagem de Nossa Senhora das Alegrias.

Ocorrem no Espírito Santo dois tipos principais de climas, o tropical chuvoso e o mesotérmico úmido. O primeiro domina nas terras baixas e caracterizam-se por temperaturas elevadas durante todo o ano e médias térmicas superiores a 22 °C.

O clima mesotérmico úmido, sem estação seca, surge na região serrana do sul do estado. Caracteriza-se por temperaturas baixas no inverno (média do mês mais frio abaixo de 18 °C).

Os principais rios do estado são, de norte para o sul, o Itaúnas, o São Mateus, o Doce e o Itapemirim, que correm de oeste para leste, isto é, da serra para o litoral. O mais importante deles é o Doce, que nasce em Minas Gerais e divide o território espírito-santense em duas partes quase iguais. Em seu delta formam-se numerosas lagoas, das quais a mais importante é a de Juparanã.

O litoral capixaba é rochoso ao sul, com falésias de arenito, e também na parte central, com grandes morros e afloramentos graníticos a beira mar, o litoral sul-central é muito recortado com muitas enseadas e baias protegidas por rochas e afloramentos rochosos a beira mar, é arenoso ao norte, com praias cobertas por uma vegetação rasteira e extensas dunas, principalmente em Itaúnas e Conceição da Barra. A 1.140 quilômetros da costa, em pleno Oceano Atlântico, encontram-se a Ilha da Trindade (12,5 km²) e as Ilha de Martim Vaz, situadas a 30 quilômetros de Trindade. Essas ilhas estão sob a administração do Espírito Santo.

O estado possui um litoral mais recortado no centro-sul, e mais mar aberto no norte, o que faz a maior parte das ilhas se concentrarem na parte central do estado, porém o estado possui várias ilhas. Ao todo, são 73 ilhas localizadas na costa do estado, sendo 50 localizadas na capital Vitória.

No Espírito Santo, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) administra dezessete unidades de conservação: dois parques nacionais, seis reservas biológicas, três reservas particulares do patrimônio natural, duas áreas de proteção ambiental, uma estação ecológica e três florestas nacionais.

Os pratos típicos mais famosos citam-se a torta capixaba e a moqueca, a muma de siri e a caranguejada. Mas o maior tempero da culinária capixaba é a Panela de Barro.



SUAS CIDADES:


AFONSO CLAUDIO  -  AGUA DOCE DO NORTE  -  AGUIA BRANCA  -  ALEGRE  -  ALFREDO CHAVES  -  ALTO RIO NOVO  -  ANCHIETA  -  APIACA  -  ARACRUZ  -  ATILIO VIVACQUA  -  BAIXO GUANDU  -  BARRA DE SAO FRANCISCO  -  BOA ESPERANÇA  -  BOM JESUS DO NORTE  -  BREJETUBA  -  BRASILIA DE MINAS  -  CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM  -  CARIACICA  -  CASTELO  -  COLATINA  -  CONCEIÇAO DA BARRA  -  CONCEIÇAO DO CASTELO  -  DIVINO DE SAO LOURENÇO  -  DOMINGOS MARTINS  -  DORES DO RIO PRETO  -  ECOPORANGA  -  FUNDAO  -  GOVERNADOR LINDENBERG  -  GUAÇUI  -  GUARAPARI  -  IBATIBA  -  IBIRAÇU  -  IBITIRAMA  -  ICONHA  -  IRUPI  -  ITAGUAÇU  -  ITAPEMIRIM  -  ITARANA  -  IUNA  -  JAGUARE  -  JERONIMO MONTEIRO  -  JOAO NEIVA  -  LARANJA DA TERRA  -  LINHARES  -  MANTENOPOLIS  -  MARATAIZES  -  MARECHAL FLORIANO  -  MARILANDIA  -  MIMOSO DO SUL  -  MONTANHA  -  MUCURICI  -  MUNIZ FREIRE  -  MUQUI  -  NOVA VENECIA  -  PANCAS  -  PEDRO CANARIO  -  PINHEIROS  -  PIUMA  -  PONTO BELO  -  PRESIDENTE KENNEDY  -  RIO BANANAL  -  RIO NOVO DO SUL  -  SANTA LEOPOLDINA  -  SANTA MARIA DO JETIBA  -  SANTA TERESA  -  SAO DOMINGOS DO NORTE  -  SAO GABRIEL DA PALHA  -  SAO JOSE DO CALÇADO  -  SAO MATEUS  -  SAO ROQUE DO CANAA  -  SERRA  -  SOORETAMA  -  VARGEM ALTA  -  VENDA NOVA DO IMIGRANTE  -  VIANA  -  VILA PAVAO  -  VILA VALERIO  -  VILA VELHA  -  VITORIA



Nenhum comentário:

Postar um comentário