segunda-feira, 25 de junho de 2012

Alto Feliz (RS)



O nome Alto Feliz é originário de "Obern Feliz" (Feliz Alta), utilizado já nos primórdios da colonização e relaciona-se com sua situação geográfica. Os colonizadores alemães chegaram no ano de 1846, estabelecendo-se em local bucólico, no alto de um morro, denominado "Batatenberg". Lá construíram sua primeira igreja, que se tornou Paróquia em 1877.

Os italianos chegaram após 1865 e estabeleceram-se mais ao norte. As duas etnias são as formadoras do povo de Alto Feliz, vivendo em perfeita harmonia.

Por volta do ano de 1850, Alto Feliz era caminho para a expedição do Engenheiro Afonso Mobile, cuja tarefa era abrir na mata um caminho ligando os Campos da vacaria a São Leopoldo. No alto do Morro das Batatas, foi construída a igreja que foi denominada de Paróquia de Santo Inácio.

No ano de 1900, foi construída a estrada Júlio de Castilhos, única via de acesso entre Porto Alegre e a região norte do Estado. A povoação, antes localizada no Morro das Batatas, foi se concentrando ao longo da rodovia, assim deslocando o centro econômico social. A cidade é conhecida por seus atrativos naturais, como cascatas, morros e vales. Também é possível conhecer a antiga Casa dos Padres Jesuítas, a Capela Santo Inácio da Feliz, e as casas da época colonial, quando iniciou a colonização da região por imigrantes alemães.



Pontos Turísticos:

· VINÍCOLAS COM VISITAÇÃO (VINÍCOLA DON GUERINO)

· CAPELA SANTO INÁCIO

· CASCATA ALTO FELIZ


Um comentário:

  1. Aliás, a vinícola Don Guerino teve a visita do cantor alemão Chris Wolff, que, como conhecedor e apreciador de vinhos que é, qualificou o vinho branco da vinícola como um dos, ou senão, o melhor vinho branco do mundo. Alto Feliz tem a cara de beleza. Vale a pena visitar!

    ResponderExcluir