Os primeiros dados sobre a história de Arroio do Tigre datam do século IXX, quando Antônio Bento Pereira, subindo a serra, seria, pelo que consta o primeiro morador de Arroio do Tigre, que ergueu juntamente com sua família, um pequeno carijó (espécie de baú feito de varas) para fabricação de erva-mate. Posteriormente por volta de 1875, chegaram outras famílias, de origem germänica, vindas especialmente de Santa Cruz do Sul, as quais trouxeram animais domésticos para o trabalho da terrra. Por diversas vezes à margem de um arroio foram encontrados mortos, estraçalhados, muitos destes animais domésticos.
Um grupo de homens preparou uma tocaia para abater este animal selvagem que já estava causando pânico entre os moradores. Num determinado dia, à margem deste arroio, límpido e cristalino deram de cara com uma onça pintada, que foi abatida com tiros certeiros, sob os latidos furiosos da cachorrada. Como não eram muito conhecedores dos verdadeiros nomes dos animais, os caçadores julgaram ter matado um TIGRE. Então o Arroio levou o nome do suposto "tigre" que, posteriormente, passou a denominar toda a região circunvizinha. Hoje é a cidade e o município de Arroio do Tigre.
Por volta de 1920, começa a tomar forma a Vila Tigre, surgindo as primeiras casas comerciais, as igrejas católica e evangélica, o hospital e escola. Também em 1920, um grupo de colonos fundou a Cooperativa Agrícola Mista Linha Cereja, ainda hoje em atividade. Até 1929 a região fazia parte do município de Soledade, passando então a Vila Tigre a fazer parte e ser o 3º distrito do município de Sobradinho.
A emancipação deu-se em 06 de novembro de 1968, tomando partes das áreas de Sobradinho, Soledade e Espumoso. Com a emancipação de Estrela Velha, a área do município de Arroio do Tigre foi reduzida de 602Km² para 311,97Km²
Pontos Turísticos:
Pontos Turísticos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário