quarta-feira, 27 de junho de 2012

Arambaré (RS)


Antigo Engenho da Família Cibils

Inicialmente, chamava-se 'Barra do Velhaco', por estar situada na Foz do Arroio Velhaco. Em 1938, passou a denominar-se 'Paraguassu' e, em 1945, adotou o nome de Ärambaré'. que quer dizer 'O Sacerdote que espalha luz'.

Um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul, no km 396 da BR-116, localizado a 33 km do município de Camaquã e 156 da capital, Porto Alegre.

Sua origem decorre dos índios Araxanes que povoava o litoral da lagoa dos patos. De grande beleza natural, muitas figueiras e árvores frondosas cuja copa atinge até 50 m. de diâmetro, que propiciam agradável sombra à beira da lagoa dos patos, suas areias limpas e águas temperadas que convidam a uma permanência maior em suas praias, cujo resultado é a reposição de suas energias. No verão desfruta-se do agito, ao som de música ao vivo em restaurantes, shows e boates. Os habitantes do então distrito de Arambaré uniram-se na busca do desenvolvimento através da agricultura, da pecuária e sobretudo pelo grande potencial turístico e pela beleza natural da localidade, emancipada em 1992 do município de Camaquã e de parte do município de Tapes.


Pontos Turísticos:

· A MAIOR FIGUEIRA DO ESTADO

· DUNAS DA LUA DE NATAL

· PONTAL DONA HELENA

· PRAINHA E LAGOA DOS PATOS

· ANTIGO ENGENHO DA FAMÍLIA CIBILS


Figueira


Sua copa abrange um raio de 50m, e a circunferência do tronco é de 12m. Com idade aproximada de 700 anos, encontra-se no centro da cidade.


Prainha



Devido à pouca profundidade, em torno de 30cm, os turistas podem caminhar por uma longa extensão dentro dágua, permanentemente aquecida - no inverno e no verão - por causa da retenção do calor. São ideais para o banho infantil.



Pontal Dona Helena



Local somente acessível por barcos. É um berçário natural de figueiras nativas, com palmeiras, butiazeiros e indaiás.



Um comentário: