A história do município está ligada a exploração do carvão, pois a partir da descoberta do mineral em 1853, pelo engenheiro inglês James Johnson. Iniciando um importante ciclo econômico, que durou décadas, tornando-se o principal pólo da indústria carbonífera do Brasil. Seus primeiros colonizadores foram os ingleses, alemães, italianos, portugueses e espanhóis.
O nome está ligado ao arroio que banha o município, e que possui grande quantidade de espécies de ratões nas diversas lagoas que se formam ao longo de sua extensão.
Após a desativação das minas, a cidade buscou outras formas alternativas econômicas. Desde a sua emancipação em 1964, a a economia voltou-se para o setor agropecuário, o comércio e a pequena indústria. Grande parte da economia se baseia na agricultura, na produção de madeira e da melancia, ostentando o título de 'Capital Nacional da Melancia'. A tradição é tão grande que se realiza anualmente a festa da fruta com shows e atrações que movimentam a cidade e região.
Na área de cultura e lazer, Arroio dos Ratos possui um balneário municipal com extensa área para camping e, o Museu Estadual do Carvão que além de área verde para feiras e eventos, abriga a história da indústria carbonífera nacional.
Arroio dos Ratos localiza-se a apenas 55 Km da capital gaúcha, leste do Rio Grande do Sul, fazendo parte da Região Metropolitana de Porto Alegre, caminho do Mercosul.
Pontos Turísticos:
· MUSEU DO CARVÃO
· IGREJA MATRIZ SANTA BÁRBARA
· Estátua O Mineiro
Museu do Carvão
O Mineiro
Estátua erguida no Centro da cidade para lembrar os 'heróis', muitos anônimos, que extraindo o 'Ouro Negro' de nossa terra, formaram a cidade.
Igreja Matriz Santa Bárbara
Tendo Santa Bárbara como Padroeira dos Mineiros, foi erguida por volta de 1910 uma pequena Capela sob a invocação da santa. Esta mais tarde, em 1944, viria a se tornar Paróquia Santa Bárbara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário