segunda-feira, 25 de junho de 2012

Antônio Prado (RS)



Antônio Prado foi a última das chamadas antigas colônias da imigração italiana. Foi fundada em 1886. Os imigrantes italianos vieram enviados pelo governo e se estabeleceram em um barracão conhecido como Casa do Imigrante. A partir daí começaram a ser destinadas verbas públicas para a abertura de estradas, construção de balsas, medição de terras, construção de barracões, transporte e acolhimento dos colonos. 

Apesar de importantes acontecimentos políticos por que o país passava com a Proclamação da República e Revolução Federalista em 1893, não houve interferência no processo de implantação de imigrantes em terras cobertas de mata na serra do Rio das Antas.

O casario de madeira alvenaria, construído pelo imigrantes italianos, no final do século XIX em Antônio Prado, foi declarado patrimônio histórico e artístico, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, em 1989. São quarenta e oito edificações localizadas nas principais ruas do centro da cidade. Essas se revestem de significativo valor para a história da cultura da cidade, região e do Brasil.

A cidade é considerada como a mais italiana do Brasil, tendo 92% de sua população composta por descendentes de italianos. Além disso, a cidade não valoriza apenas o patrimônio edificado, mas também a cultura popular através do patrimônio imaterial.

Os registros de manifestações culturais do município, como os grupos folclóricos de descendência italiana, o dialeto presente diariamente na vida dos moradores locais, os corais, a gastronomia, festas religiosas, a fé e, principalmente, o artesanato, preservam muito das feições dos antigos hábitos dos imigrantes. O artesanato local se diferencia dos demais pela originalidade, delicadeza e qualidade.

O município é conhecido também por possuir o selo internacional de CITTÁ SLOW. Este prêmio foi adquirido em virtude da preservação cultural, do meio ambiente, da gastronomia, evidenciando o modo de viver e a qualidade de vida que aqui se preserva.

O Centro Histórico possui 48 edificações tombadas. Este patrimônio histórico foi arquitetado, no período entre o final do século XIX e início do século XX, e foram construídas em madeira e alvenaria pelos imigrantes italianos. Encontra-se reunidas no entorno da Praça Garibaldi se estendendo em parte da Av. Valdomiro Bocchese e Av. dos Imigrantes.

O Centro Histórico da cidade serviu de cenário para as filmagens do concorrido O Quatrilho.


Pontos Turísticos:

· VINÍCOLAS COM VISITAÇÃO (COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL PRADENSE)

· CAPELA DE NOSSA SENHORA DE MONTE BÉRICO

· CASCATAS DA USINA

· CASA DA NENI - ARTESANATO

· CASA DE ARTESANATO E PRODUTOS COLONIAIS VERZA

· CASA DE SECOS E MOLHADOS MARCELO PEDROSA

· CENTRO HISTÓRICO

· GRUTA NATURAL

· IGREJA MATRIZ SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

· VALE DO RIO DAS ANTAS E A PONTE DOS SUSPIROS

· MOINHO ÁGUA NATURAL

· MUSEU MUNICIPAL

· PESQUE-PAGUE DO ZANOTO

· FERRARIA DOS MARSÍLIOS

· FARMÁCIA PALOMBINI



Moinho Água Natural



Localizado na Linha 21 de Abril. O atendimento é realizado pelos proprietários.


Gruta Natural


O local colhe a imagem de Nossa Senhora de Lourdes e foi inaugurado em 1932, possui um campanário de 15m.


Cascata da Usina


É formado por duas quedas d'água, com mais de 50 metros cada, que antigamente constituíam uma usina hidrelétrica. O local é arborizado, com trilhas de acesso ao rio e belvedere com vista para as quedas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário