Está situado a leste da região Nordeste. Tem como limites: Pernambuco (N e NO); Sergipe (S); Bahia (SO); e o oceano Atlântico (L). Ocupa uma área de 27.767 km². Sua capital é a cidade de Maceió. É formado por 102 municípios e suas cidades mais populosas são Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Rio Largo, Penedo, União dos Palmares, São Miguel dos Campos, Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia, Coruripe, Marechal Deodoro e Campo Alegre.
Entre os principais produtos agrícolas cultivados no Estado encontram-se o abacaxi, o coco, a cana-de-açúcar, o feijão, o fumo, a mandioca, o algodão, o arroz e o milho. É um dos maiores produtores de cana-de-açúcar e coco-da-baía do país e tem na agropecuária a base de sua economia. Terra do sururu, marisco das lagoas que serve de alimento à população do litoral, e da água de coco. Alagoas possui também um dos folclores mais ricos do país.
Inicialmente o território alagoano constituía a parte sul da Capitania de Pernambuco e só conseguiu sua autonomia em 1817. Sua ocupação decorreu da expansão para o sul da lavoura de cana-de-açúcar da capitania, que necessitava de novas áreas de cultivo. Surgiram assim Porto Calvo, Alagoas (atual Marechal Deodoro) e Penedo, núcleos que orientavam por muito tempo a colonização e a vida econômica e social da região. A invasão holandesa em Pernambuco estendeu-se a Alagoas em 1631. Os invasores foram expulsos em 1645, depois de intensos combates em Porto Calvo, deixando a economia local totalmente desorganizada. A fuga de escravos negros durante a invasão holandesa criou um sério problema de falta de mão-de-obra nas plantações de cana. Agrupados em aldeamentos denominados quilombos, os negros só foram dominados completamente no final do século XVII, com a destruição do quilombo mais importante, o de Palmares. Durante o Império, a Confederação do Equador (1824) movimento separatista e republicano, recebeu o apoio de destacadas figuras alagoanas. Na década de 1840, a vida política local foi marcada pelo conflito entre os lisos, conservadores, e oscabeludos, liberais. No início do século XX, o sertão alagoano viveu a experiência pioneira de Delmiro Gouveia, empresário pernambucano que instalou em Pedra a fábrica de linhas Estrela, que chegou a produzir 200 mil carreteis diários. Delmiro Gouveia foi assassinado em outubro de 1917 em circunstâncias até hoje não esclarecidas, depois de ser pressionado, segundo consta, a vender sua fábrica e firmas concorrentes estrangeiras. Depois de sua morte, suas máquinas teriam sido destruídas a atiradas na cachoeira de Paulo Afonso.
Apelidada de Terra dos Marechais, por nela terem nascidos os marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, Alagoas deu ao país numerosos brasileiros ilustres entre os quais o antropólogo Arthur Ramos, o maestro Heckel Tavares, o filólogo Aurélio Buarque de Holanda, o poeta Jorge de Lima, os juristas Pontes de Miranda e Marcos Bernardes de Mello, além dos escritores Jorge de Lima, Lêdo Ivo e Graciliano Ramos.
A rede hidrográfica do estado é constituída por rios que correm diretamente para o oceano Atlântico (como, por exemplo, o Camaragibe, o Mundaú, o Paraíba do Meio e o Coruripe) e por rios que deságuam no São Francisco (como o Marituba, o Traipu, o Ipanema, o Capiá e o Moxotó).
Três tipos de cobertura vegetal, em grande medida modificados pela ação do homem, revestiam o território alagoano: a floresta tropical na porção úmida do estado (microrregião da mata alagoana); o agreste, vegetação de transição para um clima mais seco, no centro; e a caatinga, no oeste.
O estado encontra-se com 44,36% de seu território dentro do polígono das secas, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).
Os destinos mais procurados atualmente são: Maceió, Maragogi, Japaratinga, Barra de São Miguel, Piaçabuçu, Marechal Deodoro e Penedo, esse último tem um grande potencial turístico e histórico. Além de festejos de Bom Jesus dos Navegantes que começam de 08 a 15 janeiro com balsas que atravessam desde Alagoas até Sergipe e voltam a Penedo,depois em terra começa os Fogos sinalizando a chegada das embarcações e assim as festas com os shows de bandas Musicais.
Comidas típicas de Alagoas são as iguarias de origem indígena e africana, como tapioca, cuscuz de milho, massa puba, arroz doce, batata doce, inhame e macaxeira com carne de sol, beiju, grude de goma, pé de moleque, munguzá, canjica e pamonha costumam ser servidas nos cafés da manhã e da noite.
Frutos do Mar entram no cardápio de Alagoas. Sua culinária de peixes, crustáceos, mariscos e moluscos, lagostas, camarões, fritada de siri, sururu, maçunim e as tradicionais peixadas com pirão e regadas ao molho de pimenta e muito leite de coco, merecem ser degustadas.
SUAS CIDADES
AGUA BRANCA - ANADIA - ARAPIRACA - ATALAIA - BARRA DE SANTO ANTONIO - BARRA DE SAO MIGUEL - BATALHA - BELEM - BELO MONTE - BOCA DA MATA - BRANQUINHA - CACIMBINHAS - CAJUEIROS - CAMPESTRE - CAMPO ALEGRE - CAMPO GRANDE - CANAPI - CAPELA - CARNEIROS - CHA PRETA - COITE DO NOIA - COLONIA LEOPOLDINA - COQUEIRO SECO - CORURIPE - CRAIBAS - DELMIRO GOUVEIA - DOIS RIACHOS - ESTRELA DE ALAGOAS - FEIRA GRANDE - FELIZ DESERTO - FLEXEIRAS - GIRAU DO PONCIANO - IBATEGUARA - IGACI - IGREJA NOVA - INHAPI - JACARE DOS HOMENS - JACUIPE - JAPARATINGA - JARAMATAIA - JOAQUIM GOMES - JEQUIA DA PRAIA - JUNDIA - JUNQUEIRO - LAGOA DA CANOA - LIMOEIRO DE ANADIA - MACEIO - MAJOR ISIDORO - MAR VERMELHO - MARAGOGI - MARAVILHA - MARECHAL DEODORO - MARIBONDO - MATA GRANDE - MATRIZ DE CAMARAGIBE - MESSIAS - MINADOR DO NEGRAO - MONTEIROPOLIS - MURICI - NOVO LINO - OLHO DA AGUA GRANDE - OLHO DA AGUA DAS FLORES - OLHO DA AGUA DO CASADO - OLIVENCA - OURO BRANCO - PALESTINA - PALMEIRA DOS INDIOS - PAO DE AÇUCAR - PARICONHA - PARIPUEIRA - PASSO DE CAMARAGIBE - PAULO JACINTO - PENEDO - PIAÇABUÇU - PILAR - PINDOBA - PIRANHAS - POÇO DAS TRINCHEIRAS - PORTO CALVO - PORTO REAL DO COLEGIO - PORTO DE PEDRAS - QUEBRANGULO - RIO LARGO - ROTEIRO - SANTA LUZIA DO NORTE - SANTANA DO IPANEMA - SANTANA DO MUNDAU - SAO BRAS - SAO JOSE DA LAJE - SAO JOSE DA TAPERA - SAO LUIS DO QUITUNDE - SAO MIGUEL DOS CAMPOS - SAO MIGUEL DOS MILAGRES - SAO SEBASTIAO - SATUBA - SENADOR RUI PALMEIRA - TANQUE DA ARCA - TAQUARANA - TEOTONIO VILELA - TRAIPU - UNIAO DOS PALMARES - VICOSA
Nenhum comentário:
Postar um comentário