domingo, 1 de julho de 2012

Rio de Janeiro



Situa-se na porção leste da região Sudeste, tendo como limites os estados de Minas Gerais (norte e noroeste), Espírito Santo (nordeste) e São Paulo (sudoeste), como também o Oceano Atlântico (leste e sul). Ocupa uma área de 43 696,054 km². Apesar de ser, efetivamente, o 3º menor Estado do Brasil (ficando à frente apenas dos estados de Alagoas e Sergipe, respectivamente, em segundo e primeiro lugar), concentra 8,4% da população do país, figurando, consequentemente, como o estado com maior densidade demografica do Brasil.

Sua capital e maior cidade é o Rio de Janeiro, a segunda cidade mais populosa do Brasil e principal centro cultural do país. Os naturais do estado do Rio de Janeiro são chamados de fluminenses. Carioca é o natural da cidade do Rio de Janeiro.

O estado é formado por duas regiões morfologicamente distintas: a baixada e o planalto, que se estendem, como faixas paralelas, do litoral para o interior. Paraíba do Sul, Macaé, Guandu, Piraí, Muriaé e Carangola são os principais rios. O clima é tropical.

Possui uma costa com 635 quilômetros de extensão, banhados pelo Oceano Atlântico, sendo superada em tamanho apenas pelas costas da Bahia e Maranhão.

Ocasionalmente, podem ocorrer precipitações de neve nas partes altas do Parque Nacional de Itatiaia, onde está situado o Pico das Agulhas Negras. Em 1985, foi registrada uma abundante nevada nas proximidades deste pico, com acumulações de um metro em certos pontos.

O litoral do Rio de Janeiro é extremamente recortado. Os principais acidentes são a Baía da Ilha Grande, a Ilha Grande, a Restinga da Marambaia, abaía de Sepetiba e a baía de Guanabara, onde se destaca na paisagem a Enseada de Botafogo. Há um total de 365 ilhas espalhadas pela costa somente na cidade de Angra dos Reis e 65 na baía de Paraty.

Uma mesorregião é uma subdivisão dos estados brasileiros que congrega diversos municípios de uma área geográfica com similaridades econômicas e sociais. Foi criada pelo IBGE e é utilizada para fins estatísticos e não constitui, portanto, uma entidade política ou administrativa. Oficialmente, as seis mesorregiões do estado são: Baixadas, Centro Fluminense, Metropolitana do Rio de Janeiro, Noroeste Fluminense, Norte Fluminense e Sul Fluminense.

Já uma microrregião é, de acordo com a Constituição brasileira de 1988, um agrupamento de municípios limítrofes, com a finalidade é integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum, definidas por lei complementar estadual. O Rio de Janeiro é dividido em dezoito microrregiões. São elas: Bacia de São João, Baía da Ilha Grande, Barra do Piraí, Campos dos Goytacazes, Cantagalo-Cordeiro, Itaguaí, Itaperuna, Lagos, Macacu-Caceribu, Macaé, Nova Friburgo, Rio de Janeiro, Santa Maria Madalena, Santo Antônio de Pádua, Serrana, Três Rios, Vale do Paraíba Fluminense e Vassouras. Ao todo, o Rio de Janeiro é dividido em 92 municípios.

Entre os principais museus do estado estão o Museu Imperial de Petrópolis, Museu Nacional de Belas Artes, o Museu Histórico Nacional, o Museu Histórico da República, o Museu da Chácara do Céu, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, o Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Museu da Vida da Fundação Oswaldo Cruz, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Museu da Aviação Naval - Único do gênero no Brasil e o do Forte de Copacabana - Museu Histórico do Exército.

Também está em construção na capital fluminense, na Barra da Tijuca, a Cidade da Música Roberto Marinho, um complexo que abrigará a maior sala de concertos da América Latina.


Uma das comidas típicas é a feijoada, preparada com vários tipos de carnes suínas e bovinas, salgadas e embutidos e o feijão preto, acompanhada pelo arroz, couve, aipim frito, farofa, laranja e a famosa Caipirinha. Há também o caldo verde, o tradicional filé com fritas, um prato a base de batatas-fritas e grandes bifes de filé bovino grelhados, os peixes cozidos acompanhados de pirão, ou ensopado , peixes na brasa ou fritos, muito consumidos nas áreas de banhos de mar, e também frango ou galeto assado na brasa. Os pratos cariocas tem a forte influência africana, indígena e portuguesa. Popularmente é muito consumido o refresco a base de chá mate, servido gelado.




SUAS CIDADES:

ANGRA DOS REIS  -  APERIBE  -  ARARUAMA  -  AREAL  -  ARMAÇAO DOS BUZIOS  -  ARRAIAL DO CABO  -  BARRA MANSA  -  BARRA DO PIRAI  -  BELFORD ROXO  -  BOM JARDIM  -  BOM JESUS DO ITABAPOANA  -  CABO FRIO  -  CACHOEIRAS DE MACACU  -  CAMBUCI  -  CAMPOS DOS GOYTACAZES  -  CANTAGALO  -  CARAPEBUS  -  CARDOSO MOREIRA  -  CARMO  -  CASIMIRO DE ABREU  -  COMENDADOR LEVY GASPARIAN  -  CONCEIÇAO DE MACABU  -  CORDEIRO  -  DUAS BARRAS  -  DUQUE DE CAXIAS  -  ENGENHEIRO PAULO DE FRONTIN  -  GUAPIMIRIM  -  IGUABA GRANDE  -  ITABORAI  -  ITAGUAI  -  ITALVA  -  ITAOCARA  -  ITAPERUNA  -  ITATIAIA  -  JAPERI  -  LAJE DO MURIAE  -  MACAE  -  MACUCO  -  MAGE  -  MANGARATIBA  -  MARICA  -  MENDES  -  MESQUITA  -  MIGUEL PEREIRA  -  MIRACEMA  -  NATIVIDADE  -  NILOPOLIS  -  NITEROI  -  NOVA FRIBURGO  -  NOVA IGUAÇU  -  PARACAMBI  -  PARATY  -  PARAIBA DO SUL  -  PATY DO ALFERES  -  PETROPOLIS  -  PINHEIRAL  -  PIRAI  -  PORCIUNCULA  -  PORTO REAL  -  QUATIS  -  QUEIMADOS  -  QUISSAMA  -  RESENDE  -  RIO BONITO  -  RIO CLARO  -  RIO DAS FLORES  -  RIO DAS OSTRAS  -  RIO DE JANEIRO  -  SANTA MARIA MADALENA  -  SANTO ANTONIO DE PADUA  -  SAO FIDELIS  -  SAO FRANCISCO DE ITABAPOANA  -  SAO JOAO DA BARRA  -  SAO JOAO DE MERITI  -  SAO JOSE DO VALE DO RIO PRETO  -  SAPUCAIA  -  SAQUAREMA  -  SEROPEDICA  -  SILVA JARDIM  -  SUMIDOURO  -  SAO GONÇALO  -  SAO JOSE DE UBA  -  SAO PEDRO DA ALDEIA  -  SAO SEBASTIAO DO ALTO  -  TANGUA  -  TERESOPOLIS  -  TRAJANO DE MORAIS  -  TRES RIOS  -  VALENÇA  -  VARRE-SAI  -  VASSOURAS  -  VOLTA REDONDA




Nenhum comentário:

Postar um comentário