sexta-feira, 13 de julho de 2012

Macapá (AP)



Localizada no sudeste do estado e às margens do Rio Amazonas. Limita-se ao norte com o município de Ferreira Gomes, ao leste com o Oceano Atlântico, ao sudeste com Itaubal e ao sudoeste com Santana.

Possui 407.023 habitantes, em uma área de 6.407 km². É a Capital do Meio do Mundo sendo cortada pela linha imaginária do Equador.

Em 1841 foi criada a Comarca e em 06 de setembro de 1856 foi elevada à categoria de cidade pela Lei nº 281 do Estado do Pará. No dia 13 de setembro de 1943, foi criado o Território Federal do Amapá. Em 31 de maio de 1944, Macapá foi promovida à categoria de capital do Território, hoje Estado do Amapá.

Aeroporto Internacional de Macapá, é a melhor alternativa para as pessoas que vão para outras capitais.

Macapá vem se destacando entre as maiorias das capitais brasileiras pelo rápido crescimento econômico e populacional.

O encanto de estar em Macapá percorre os mistérios que envolvem um dos mais belos e místicos fenômenos da natureza: o equinócio de outono e da primavera, quando dia e noite tem a mesma duração, pontuando a mudança das estações.


Pontos Turísticos:

· FORTALEZA DE SÃO JOSÉ DE MACAPÁ

· PARQUE DO FORTE

· TRAPICHE ELIEZER LEVY

· CENTRO DE CULTURA NEGRA

· TEATRO DAS BACABEIRAS

· MARCO ZERO DO EQUADOR

· SAMBÓDROMO DE MACAPÁ

· ESTÁDIO ZERÃO

· IGREJA DE SÃO JOSÉ DE MACAPÁ

· MUSEU SACACA

· PEDRA DO GUINDASTE

· CASA DO ARTESÃO

· ESCOLA DE ARTES CANDIDO PORTINARI

· ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DO RIO CURIAÚ

· BALNEÁRIO DA FAZENDINHA

· COMPLEXO DO ARAXÁ

· COMPLEXO BEIRA RIO

· ARQUIPÉLAGO DO BAILIQUE

· MUSEU HISTÓRICO JOAQUIM CAETANO DA SILVA

· CACHOEIRA SANTONIO MACAPÁ



Marco Zero



Um dos mais interessantes pontos turísticos de Macapá é formado por um monumento construído sobre a linha imaginária do Equador que divide a Terra em dois hemisférios. Conta com um obelisco de aproximadamente 30 m de altura com uma abertura circular no centro, onde o sol incide na época do equinócio - fenômeno que acontece somente nos meses de março e setembro. O complexo contempla ainda terraço, espaço para shows, além de salão para exposição, restaurante e loja de produtos artesanais.



Fortaleza de São José de Macapá




Quem visita esta fortificação militar, tombada em 1950, como Patrimônio Histórico Nacional, faz uma viagem no tempo do Brasil colônia, seja pelo seu incrível estado de conservação ou pelas curiosidades que aguçam o imaginário humano. Localizada no centro da cidade e as margens do rio amazonas, a entrada para visitação é franca e acontece diariamente.


Museu Sacaca



Quem visita este museu tem a oportunidade de conhecer o jeito de viver dos povos tradicionais da Amazônia. O local reproduz em detalhes o dia a dia dos indígenas, ribeirinhos e castanheiros.


O Sacaca também tem uma bela estátua que homenageia as parteiras deste que é o estado onde existe a maior porcentagem de partos domiciliares do Brasil. As parteiras são ativas e reconhecidas pela população, sendo bastante valorizada. Aliás, é impressionante o que uma boa parteira consegue fazer, sabendo até virar o bebê que está sentado, antes do parto.



Pedra de Guidaste



Muitas lendas envolvem este ponto que está localizado a 300 metros da margem do rio Amazonas em frente a cidade e ao lado do Trapiche Eliezer Levy. Sobre a pedra existe a imagem de São José – Padroeiro de Macapá, postado de costas para a cidade no intuito de protegê-la e abençoar os viajantes que chegam pelo rio.



Trapiche Eliezer Levy



Passear de bondinho, desfrutar um Shop bem gelado, optar por shushi ou simplesmente contemplar a bela vista. São opções para quem visita o trapiche que avança 400m em direção ao rio Amazonas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário