domingo, 1 de julho de 2012

São Paulo




Está situado na Região Sudeste e tem por limites os estados de Minas Gerais a norte e nordeste, Paraná a sul, Rio de Janeiro a leste e Mato Grosso do Sul a oeste, além do Oceano Atlântico a sudeste. É dividido em 645 municípios e sua área total é de 248.209,426 km². Sua capital é o município de São Paulo.

São Paulo é conhecido como a "locomotiva do Brasil". Com mais de 41 milhões de habitantes, São Paulo é o estado mais populoso do Brasil. Sua população é uma das mais diversificadas da nação, principalmente de portugueses, de italianos, de ameríndios, africanos, além de outras grandes correntes migratórias, como árabes, alemães, espanhóis e japoneses e chineses.

Após a Revolução de 1930, o país viveu um período de instabilidade que favoreceu a instalação da ditadura de Getúlio Vargas, período de oito anos que terminou juntamente com a Segunda Guerra Mundial, que abriu um período de redemocratização e a instalação da chamada Segunda República.

Entretanto, no plano econômico, o café superou a crise por que passou no início da década de 1930 e foi estimulado por bons preços durante a guerra, favorecendo a recuperação de São Paulo. Mas, agora, era a vez da indústria despontar, impulsionada, entre outros motivos, pelos capitais deslocados da lavoura. Logo, outro grande salto seria dado, com a chegada da indústria automobilística em São Paulo, carro-chefe da economia nacional desde a década de 1950. A partir daí, o Estado paulista se transformou no maior parque industrial do país, posição que continuou a manter, apesar das transformações econômicas e políticas vividas pelo Brasil.

Na rede hidrográfica, entre os principais rios do estado de São Paulo estão o Tietê. Percorre todo o território paulista de sudeste a noroeste e nasce em Salesópolis, a 110 km de São Paulo, percorrendo 1.136 quilômetros até a sua foz, no Rio Paraná, em Itapura, divisa do território paulista com Mato Grosso do Sul.

A maior parte do território paulista é formada por planícies litorâneas estreitas, que são limitadas pela Serra do Mar, além de planícies no resto do território. O ponto mais alto do estado é a Pedra da Mina, com 2 797 metros de altitude.

A Orquestra Sinfônica do Estado, considerada referência na América Latina, é uma das principais atrações de São Paulo.

Seu clima é o Tropical de altitude, onde a temperatura, com média anual entre 18 °C e 22 °C, é mais baixa nas áreas mais altas do relevo. Uma característica desse clima são as geadas durante o inverno.

Matas, praias, trilhas, cavernas, ilhas, reservas naturais, parques ecológicos, esportes radicais. Seja no interior ou no litoral, o turismo ecológico de São Paulo é ricamente desenvolvido e oferece toda a infra-estrutura necessária ao visitante.

A culinária paulista é bem variada, tem comida caipira, bauru, afogado, feijão tropeiro, pururuca, tutu, pamonha, paçoca, furrundum, curau, encapotado, farofa de iça, bolinho caipira, vaca atolada e muitos outros sabores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário